sexta-feira, 25 de junho de 2010

MJ / King of Pop

Vai ser quase impossível homenagear Michael Jackson em um post só... mas vou tentar... não só por que faz 1 ano de morte do cantor, mas por que seria mais que injusto não lembrar o que ele foi e sempre será...

Primeiro que para mim esse post vai ser mais que especial pois Michael participou da minha vida em todos os momentos... desde a infância, com músicas dos Jackson 5 e até mesmo dele e também com clipes, filmes, desenhos, fotos, shows... enfim... Michael era o cara mais cantado e visto dentro de casa... depois de Roberto Carlos de minha mãe...







Michael Joseph Jackson, nascido em Gary dia 29-08-58 começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo.
Logo nos anos seguintes mais comecido como KING OF POP, ele mostrou e deixou registrado sua marca.
A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são creditados como a causa da transformação do videoclipe em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Após esses clipes vieram outros para assim continuar o grande marco de Jackson na década de 1990.

Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés.
Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o Robot, o "The Lean" (inclinação de 45º), o famoso "Moonwalk" entre outros. Seu estilo diferente e único de cantar e dançar, bem como a sonoridade de suas canções influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, pop, r&b e rock.

Michael ganhou milhões de premiações e muito dinheiro, mas ele sempre levava uma vida excêntrica. Ele criou seu próprio paraíso em Neverland um rancho de 2.7 mil acres, no qual ele mudou em Maio de 1988 e lá ele transformou sua casa em seu refúgio de paz.

Mas tudo isso foi em vão, já que o fato estigou mais a impressa a saber sobre a vida do astro.
Em 26-05-94, Jackson casou-se com Lisa Marie Presley. A união foi amplamente divulgada e criticada pela impressa, que especulava sobre a conveniência do casamento, realizado meses depois do término das investigações criminais contra ele. A primeira aparição pública do casal foi em Setembro durante o MTV Video Music Awards do ano. Eles entraram no palco, seguiram por uma passarela e se beijaram. O matrimônio durou dois anos.
Após isso Michael casou-se novamente com Debbie Rowe, enfermeira em 1996. Com ela ele teve dois filhos, Prince Michael (Michael Joseph Jackson Jr) em Fevereiro de 1997 e Paris (Paris Katherine Jackson) em Abril de 1998.
O casamento terminou em 1999 e Debbie desistiu da guarda dos filhos.
O terceiro filho, Prince Michael Jackson II (Blanket), nasceu em 2002. A mãe da criança é uma anônima, Michael revelou que a criança era resultado de inseminação artificial.

Com os filhos Michael tentava ser mais cuidadoso, ele evitava que as crianças saissem e sempre em que ela estavam em público ele as cobria com máscaras.
Elas nunca foram a escola pois estudavam dentro de casa, em Neverland.

Apesar de vários casos de suspeita de pedofilia, Michael saiu de todos como inocente e em 2003 durante a investigação de seu perfil, ele foi examinado por um profissional da saúde mental chamado Dr. Stan Katz; o médico passou várias horas com ele e avaliou que Michael tinha a idade mental de um garoto de 10 anos e não se encaixava no perfil de um pedófilo. Tudo isso foi explicado pelo fato de que desde que ele tinha 4 anos ele teria perdido sua infância e assim na fase adulta queria recuperá-la.

Fora o sucesso com escandalos do King, Michael sofria de muitas doenças que o prejudicavam diaramente. Vitiligo, anunciada no ínicio dos anos 90 (sendo o motivo da mudança de cor de pele), Lúpus, Transplante de Pulmão em Dezembro de 2008, Dependência Química, pelo fato que em 1984 ele teve que passar por um procedimento, pois seu couro cabeludo foi queimado e desde aquela época ele ficou dependete de analgésicos, Dores na coluna, peito e pressão baixa, no qual foi internado várias vezes e Câncer de pela, que não foi confirmado, mas dito por especulações.
Todas as doenças foram se agravando com o estresse, pressão e acusações, e com isso o Rei foi se afastado dos palcos.

Em 2009 foi anunciado pelo próprio a nova e última turne, This is it, era para ser arrebatador, mas não passou de marketing.
Após o início das vendas de ingressos do primeiro show em Londres, veio a notícia.

Michael Jackson morre!
Dizem que o grande motivo da morte foi a pressão na nova turne + as doenças escritas acima, enfim... sua morte foi dita para todos em 25-06-2009. Após ele sofrer uma parada cardíaca em sua casa, na vizinhança de Holmby Hills, em Los Angeles.
Ele foi encontrado em estado de coma profundo pelo resgate e por isso nada mais poderia ser feito.


Seu funeral foi dia 07-07-2009, e foi velado apenas por seus amigos e familiares.
Logo em seguida foi levado para um ato público no Staples Center, onde 17.500 pessoas acompanharam o tributo.

Estima-se que até dois bilhões de pessoas tenha assistido ao funeral pela televisão, já que emissoras do mundo todo transmitiram o evento ao vivo.

A turne This is it não passou de idéia e de um filme com seus batisdores revelados para todos os fãs.
O filme mostra Michael mutio diferente do que pintavam, ainda inteiro e complet com artista. A sua capacidade de ser completo até mesmo tempos antes de sua morte mostra que Michael morreu no auge do sucesso interrompido, afinal a sua última turne virou um sucesso não nos palcos, mas nas telas dos cinemas.

Para quem não foi ver no cinema, pode se preparar:
WARNER CHANEL - 30/06 ás 21:00h
GLOBO - 27/06 ás 11:00h

(Fonte: Michael Jackson / Acervo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário