sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

E o Oscar de melhor figurino vai para...

O Oscar 2011, que acontecerá no dia 27 de fevereiro, no teatro Kodak, em Los Angeles, conheceu na última terça-feira, dia 25, seus indicados aos prêmios da academia.
No quesito Melhor Figurino, as 5 produções concorrentes apresentam temática de época, ainda que distintas entre si. Vamos conhecer...


Bravura Indômita
A refilmagem do clássico bang-bang apresenta uma menina de 14 anos em busca de vingança pelo pai. Seu vestuário é praticamente todo composto por peças masculinas. O faroeste mistura peças pesadas como couro a peças mais detalhadas, como lenços, gravatas e chapéus. O desafio de Mary Zophres foi encontrar uma combinação perfeita entre estilo batido da época, misturado a suor e poeira.



A Tempestade
Baseado na última grande obra de Shakespeare, se passa entre os séculos XVI e XVII. O figurino é diversificado, envolvendo temáticas como feitiçaria e tribalismo. Portanto, os looks selecionados por Sandy Powell vão desde os grandes vestidos de armação com babados e decotes retos, até as pequenas tangas de índios, passando por farrapos descombinados de marinheiros ingleses.



O Discurso do Rei
Conta a história do rei George VI, que enfrenta a gagueira, considerada imprópria para a realeza. Ambientado no início do século XX, na época anterior à 2ª Guerra Mundial, mostra o estilo mais comum e elegante do vestuário londrino. A figurinista Jenny Beaman escolheu um mix de peças demonstrando uma família real em declínio, sendo bastante influenciada pelo clima de guerra iminente.



I am Love
O filme se passa na Itália, entre os anos 1980 e tempos atuais. Emma (Tilda Swinton) é uma russa que se casa com um rico empresário italiano. O figurino, selecionado por Antonella Cannarozzi, propõe todo o glamour de uma senhora da alta sociedade europeia, com sobriedade e luxo, em vestido longos e modelagens retas, além de trench coat e cardigãs. Entre os homens, predomina a alfaiataria.



Alice no País das Maravilhas
Um verdadeiro sucesso na mídia. Influenciou, inclusive, diversas coleções de moda e campanhas publicitárias. Baseado na obra de Lewis Carrol, com a direção do excêntrico Tim Burton, Alice trouxe um pouco do imaginário infantil multicolorido ao vestuário adulto. Os looks da figurinista Colleen Atwood são compostos de muitas sobreposições e temática do século XIX.


Você já tem o seu favorito? Até dia 27 há tempo de escolher um!

2 comentários:

  1. Toda vez que eu abro seu blog, levo um susto com as músicas...

    E cadê o Cisne Negro nessa categoria??? Não acredito que não entrou! Que absurdo!!! E era Rodarte! E vai ter melhor figurino em "Discurdo do Rei", que esta concorrendo a mil outras coisas...que loucura! Odeio o Oscar por essas e outras....

    Beijosmil!
    www.catwalkin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. The Cohen brothers' film seems to be a great western !
    http://selenite.weebly.com/

    ResponderExcluir