sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pippa Small

A antropóloga e designer de joias Pippa Small desenvolveu uma coleção inovadora no Afeganistão, em conjunto com a ONG Turquoise Mountain. Não se trata de nenhum formato tecnológico ou material novo.
As criações buscam valorizar as habilidades e técnicas tradicionais de joalheria do país, devastado pelas guerras e reprimido por ditaduras políticas. Ela ainda contou com o apoio do presidente afegão, Hamid Karzai, e do príncipe Charles.

Vamos conferir...


























Para o projeto, foram selecionados 10 artesãos refugiados na época do regime Talibã. O grupo trabalhou em uma coleção inspirada em temáticas tribais, espalhadas pelo país. Foram utilizados diferentes pedras preciosas encontradas na regição, como rubis, esmeraldas, turmalinas e lápis-lazuli. De cortes lisos nas pedras, surgiram delicados anéis, pingentes multicoloridos e pulseiras.

Oficina Destruída

Um dos fatos marcantes do desenvolvimento da linha é que uma das oficinas foi destruída por uma bomba lançada contra a embaixada da Índia. Os artesãos sobreviveram e, atualmente, colaboram com o projeto social criado pela ONG, que gerou diversos empregos e ajuda a resgatar tanto a auto-estima dos moradores quanto a identidade nacional, esquecida nas últimas décadas.

Super legal hein...

(Fonte: Pippa Small / Turquoise Mountain)

7 comentários:

  1. Não é só arte e moda, mas cidadania em ajudar pessoas que foram excluidas de algum lugar do mundo preconceituso que a gente vive. Adorei o post!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o 2° colar, muito lindo...
    Estou te seguindo,parabéns pelo blog, sucessos...

    Ah participa do sorteio que está rolando em meu blog ;)

    ResponderExcluir
  3. Link do sorteio:
    http://wondernailvarious.blogspot.com/2011/02/2-sorteio.html

    ResponderExcluir
  4. Love those wild rocks !
    http://selenite.weebly.com/

    ResponderExcluir
  5. Q talento,arrasou,amei os anéis.
    seguindo teu blog,segue ai tbm flor.
    http://beautyblack2.blogspot.com/
    bjs

    ResponderExcluir