quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pierre Cardin (no Brasil!)

O costureiro Pierre Cardin de 88 anos, está no Brasil, desde domingo, dia 24, para a abertura da exposição "Pierre Cardin - Criando Moda Revolucionando Costumes", evento que comemora 60 anos de sua carreira.
Nessa segunda-feira, dia 25, o estilista italiano e naturalizado francês concedeu entrevista a Jô Soares, na Rede Globo. (assita o video abaixo).

Na ocasião, contou que começou sua carreira aos 20 anos, trabalhando com nada mais nada menos que Christian Dior.
Ele revelou também que na adolescência sonhava em ser ator e bailarino, e também falou sobre seus trabalhos no teatro, no cinema, em restaurantes e como decorador de hotéis, fazendo de tudo um pouco hein...

Ele que é natural de Veneza, Norte da Itália, mudou-se para a França com seus pais, aos 2 anos. Depois de trabalhar para Dior, poderia ter aceito o convite de Coco Chanel, mas preferiu investir na própria grife.
Com atitutes ousadas, foi o pioneiro em diversos segmentos da moda, como, por exemplo, em apresentar um desfile com modelos masculinos, olha só que legal isso... e hoje isso é tão básico né?!

"Não tinhamos o hábito de ver coleções para homens. A Inglaterra era a líder em moda masculina, assim como a Itália, pela qualidade dos tecidos e dos materiais. Apesar de ser italiano, quis provar que a França também podia criar moda masculina. Telefonei para as universidades de Paris e pedi que me mandassem estudantes. Lancei no mercado mundial esses estudantes que vieram apresentar minha coleção," conta.








Pierre Cardin foi também um dos primeiros a introduzir o conceito de moda unissex e apostar no mercado prêt-à-porter, o que, na época, foi um escândalo, afinal como alguém da alta-costura poderia fazer prêt-à-porter?

"Resolvi vestir as multidões, o público das lojas de departamento", revela.

Após lançar sua 1ª coleção ready-to-wear para a loja de departamentos Printemps, foi expulso da Chambre Syndicale de la Haute Couture, mas readmitido pouco tempo depois.

"Corri o risco de destruir minha carreira", relembra.

Entusiasta da tecnologia têxtil, sempre apostou em materiais diferentes, como látex e vinil. Chegou até a desenvolver seu próprio tecido, batizado de "cardine", feito de fibras sintéticas que permitiam o trabalho de modelagem tridimensional.
Ele ainda confessa adorar a cor verde e ser vegetariano.


A sua agenda no Brasil está lotadíssima , nesta terça passada (ontem), dia 26, pela manhã, o estilista, cujo nome original é Pietro Cardini, recebeu jornalistas para uma coletiva de imprensa.
À noite, foi pessoalmente cuidar pessoalmente dos detalhes (styling, cabelo e maquiagem) de um desfile de 70 looks criados por ele entre 1952 e 2010.

Na quinta (amanhã), dia 28, participa do coquetel de abertura da mostra e, na sexta, dia 29, promove uma palestra, para convidados, no local onde será a exposição.
A sua exposição "Pierre Cardin - Criando Moda Revolucionando Costumes" será sim aberta ao público (uhuuu), do dia 29 abril a 29 de maio (terça a sábado, das 12 às 21 horas, domingos das 14 às 20 horas), no Shopping Iguatemi de São Paulo.
(Av. Brig. Faria Lima, 2232, 9º andar, Pinheiros)

Já sobre a moda brasileira, ele declara:
"Agora, a mulher brasileira é internacional. Não existe mais a moda nacional. No passado, haviam dificuldades, viagens muitos longas", opina, confirmando o encurtamento entre as tendências do hemisfério norte e do Brasil.

Super vou e agora mais do que nunca ansiosa... vamos?!

7 comentários:

  1. Amei a reportagem!!!!
    Bjus, Aspectho
    http://www.lojaaspectho.com.br/

    ResponderExcluir
  2. o cara é um icone néa
    ameiiiiiiiiii
    bjuaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. Ai que demais!! Tudo de bom! Eu vi a reportagem, mas não tinha visto ele no Jô! Muito legal!!! Eu tenho um óculos de grau do Pierre! Adoro! =]

    Beijos!
    catwalkin.blogspot.com
    keepitvicious.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que chic! Ele é o cara!!!
    Bjs, Tatty

    http://suspirofashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Meu pai ama a marca Pierre Cardin. Agora o cara é bom mesmo, chiquérrimo!

    Bjoooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  6. olha, não sabia!!!! valeu!
    Post muito bom!

    xxx
    @Babyalicious

    ResponderExcluir