segunda-feira, 18 de abril de 2011

Rödel LA

Ela se destaca pela utilização de técnicas manuais, como crochê e tricô, entre os designers de moda de sua geração.

Helen Rödel é gaúcha, tem 27 anos, e com sua marca Rödel LA se apresentou, no ano de 2009, na semana de moda islandesa e também já desenvolveu peças para grandes marcas brasileiras que participam da SPFW e do Fashion Rio.

"Estudos MMXI" é a coleção que ela mostrará nesta sexta, dia 15 de abril, na passarela do Dragão Fashion, em Fortaleza.







Vamos conferir a entrevista feita com a moça durante a semana de moda:

É a 1ª vez que um estilista do Sul do Brasil marca presença no Dragão Fashion Brasil. Como aconteceu essa parceria?

Helen Rödel
- O convite para participar do evento Dragão Fashion aconteceu por meio da produtora Helena Silveira, por e-mail. Nos anos recentes, dediquei meu trabalho a técnicas manuais, como o crochê e o tricô. Como a proposta do evento é o desenvolvimento da artesania, penso que meu trabalho e o conceito do Dragão se encontraram.


Para você, uma gaúcha que trabalha com malha retílinea, um material muito ligado ao frio, como é trazer propostas para o Nordeste?

Helen Rödel - Não trabalho com malha retilínea industrial desde 2008. Os tricôs que desenvolvo são 100% manuais. Na realidade, não trago propostas para o Nordeste, mas apresento meu trabalho autoral nesta plataforma que privilegia os trabalhos manuais. Trago a proposta de uso distinto das ancestrais técnicas com design do nosso tempo.

Como está sendo essa experiência pra você?

Helen Rödel - Já participei na semana de moda da Islândia como estilista convidada em 2009. Também apresentei meu trabalho na passarela principal do Donna Fashion Iguatemi em 2010. Contudo, a participação no Dragão Fashion representa mais um importante passo no amadurecimento meu e de meu trabalho. A organização do evento é bastante profissional e conhecer e trabalhar com novas pessoas sempre é uma experiência que nos enriquece.

Nos conte sobre a coleção que você irá desfilar...

Helen Rödel - A coleção é composta de peças feitas à mão em crochê e tricô, com técnica impressionante e precisão sedutora. A estas imponentes e originais construções manuais se unem elementos em jeans e linho, ornamentos em pedrarias e preciosos acessórios em madeira esculpidos pelo artista Mauro Fuke. A imagem criada suscita uma jovem Lolita tropicalista, de inspiração hippie-concretista, cuja leveza bucólica é bem trançada com um frescor urbano.

O crochê, seu poderoso trunfo, é apresentado principalmente sob a forma do ponto pipoca, um concentrado de seis pontos, que foi a textura que conduziu a coleção e que resulta em um relevo alto, bastante homogêneo, visualmente muito impactante. O tricô, por sua vez, é trabalhado em padrões mais vazados, bem como em pontos que se assemelham a tramas de cestaria. O resultado são peças que congregam tradição e vanguarda, extrema resistência e durabilidade, e cujo design habilmente acompanha a dinâmica destes tempos.

E os seus próximos projetos?

Helen Rödel - Meus próximos projetos envolverão a divulgação e comercialização do meu trabalho em mercados além mar. Sempre, contudo, buscando o desenvolvimento e capacitação de profissionais das artes manuais aqui no Brasil e na América do Sul.


(Fonte: Use.com)

6 comentários:

  1. Muito massa a entrevista!
    Bjus, Aspectho
    http://www.lojaaspectho.com.br/

    ResponderExcluir
  2. uhu daqui do sul tche
    bjussssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que demais! Tinha que ser do sul. hahahahaha! Brincando. Mas o Rio Grande do Sul produz uma quantidade muito grande de artístas.
    O trabalho dela é demais e ela só tem 27 anos. Incrível!
    Beijo!
    catwalkin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. No Sul tem coisa boa também, temos que ter mais visualização de moda do Oiapoque ao Chuí.

    !Xoxo!
    www.sofashionist.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia, gostei bastante.

    bjokas

    t+

    Quando puder visite meu outro blog, o http://www.sinuosodeadend.blogspot.com/

    se puder siga-o

    thanks

    ResponderExcluir
  6. Interessante! Gostei da entrevista! bjão

    ResponderExcluir