terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fina Estampa

Ontem, segunda-feira, 22, estreiou em horário nobre a nova novela da Rede Globo, Fina Estampa.
Desenvolvida por Beth Filipecki e Renaldo Machado, a caracterização dos personagens foi elaborada depois de meses de pesquisa sobre moda e comportamento juntamente com uma equipe de 22 profissionais.
Foram criadas cerca de 500 novas modelagens e estampas diferenciadas pela própria equipe de figurino a partir de referências de cores e estilos do verão 2011/12.
Com a ideia de que Fina Estampa é uma novela solar, a equipe quis transmitir, através das roupas, a sensação de luz, do nascer do sol, da praia e do olhar que o estrangeiro tem do Rio de Janeiro.
Um Rio do futuro, dos esportes, da Copa do Mundo, das Olimpíadas, e que poderá ser visto, logo nos primeiros capítulos da atração, com o desfile da grife “Fio Carioca”.
Tudo fica muito mais perceptível nos personagens do núcleo de moda, Esther (Julia Lemmertz) e Paulo (Dan Stulbach). O casal é moderno, despojado e, em seu figurino, é possível detectar elementos do verão carioca: o vento, em sedas e malhas leves; o sol, em brilhos e tons de amarelo, laranja e marrom; o mar, nos diversos tons de azul e nas estampas que mudam de textura e cor dentro da água. “Tudo isso combina muito bem com o perfil deles que vivem e trabalham no Rio de Janeiro, com esse espírito do carioca de viver bem a vida. É uma sofisticação sem exageros”, conta Beth.



Os núcleos do “Quiosque do Álvaro” e do “Recanto da Zambeze” também receberam esse cuidado. Para seus personagens, o preto foi substituído pelo azul do mar e da noite. Como todas as peças têm que demonstrar leveza e conforto, a equipe de Beth e Renaldo preparou roupas com tecidos orgânicos, muito voil e peças tingidas artesanalmente. “É o Rio do mar, mas da montanha também. Do verde, das folhas, do ecológico. Tudo misturado ao ar cosmopolita da cidade’, explica Beth.
Para Zambeze (Totia Meirelles), a equipe criou uma peça de desenho exclusivo: um grande lenço que pode se transformar em diversos modelos de roupa: um vestido, uma saia, uma blusa, uma canga e mais 116 variações definidas pelas diferentes maneiras de amarrar o tecido.
“A Zambeze sai da praia e vai trabalhar. Depois, precisa fazer compras, atender seus clientes na tenda de massagem, gerenciar sua pousada. É uma personagem que pede essa versatilidade, assim como qualquer mulher que tenha a vida agitada”, define a figurinista.



Apesar de vilã, Beth e Renaldo enxergaram em Tereza Cristina (Christiane Torloni) uma mulher esplendorosa: “Sua vaidade brilha e ela quer ser vista através do que usa”. É outro tipo de sofisticação, muito bem marcado com pedras preciosas, ouro e acessórios que remetem ao mar. A personagem, muito feminina, aparecerá essencialmente com vestidos longos, saias retas e blusas com bordados e rendas, que evidenciem seu colo.
Da Itália, chegaram tecidos leves para a fabricação das peças que marcam o gosto de Tereza Cristina por moda.



O figurino dos personagens mais jovens, como Amália (Sophie Charlotte), foi inspirado na tendência atual de comprometimento social e ambiental. As peças foram criadas com algodão colorido, vindo da Paraíba, feitas artesanalmente. “O telespectador verá na roupa esse posicionamento, essas interferências politicamente corretas”, conta Renaldo. Ervas, plantas e perfumes, que já fazem parte do trabalho de Amália, compõem também seu figurino para destacar seu perfil “eco”.


As it girls Vanessa (Milena Toscano) e Patrícia (Adriana Birolli) reforçam a presença da moda na novela e o ar cosmopolita.
Ambas usarão saias curtas, sobreposições com lingerie e estampas coloridas.



Para Griselda (Lília Cabral), não há mistério. A imagem da faz-tudo com sua caixa de ferramentas já havia sido descrita pelo autor Aguinaldo Silva. Beth e Renaldo só fizeram questão de imprimir na personagem a questão da verdade.
Por isso, seu figurino é simples: um macacão de trabalho e um boné de tons neutros da rua e do asfalto.



Já com a sinopse da novela nas mãos, Beth e Renaldo saíram à procura de profissionais capazes de produzir peças como em uma verdadeira confecção. Todos seus assistentes têm experiência em modelagens, ilustrações e, principalmente, em moda praia.
A equipe trabalha com bordados, envelhecimento, pintura, customização e está desenvolvendo acessórios exclusivos com corda. Para a produção das peças de praia, contaram com a ajuda de Lenny Niemeyer, estilista famosa por seus modelos sofisticados de maiô.
A consulta rendeu ideias de modelagem que estão sendo produzidas no ateliê da equipe, na Central Globo de Produção.
Também no ateliê, são fabricadas as peças do desfile da grife de Esther (Julia Lemmertz) e Paulo (Dan Stulbach).
Mas foi com tecnologia que a equipe de figurino elaborou algo completamente inédito em telenovelas brasileiras.
A partir de criações próprias, serão lançadas estampas em 3D que lembram o movimento da água e das ondas. Óculos tridimensionais completam a peça, mas a olho nu também é possível sentir o balanço do mar no tecido.


(Fonte: Rede Globo)

5 comentários:

  1. Que post lindo!


    Bjo, Paula
    entreamigasunhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Rupas linda.
    Bem finas assim, é confortável... peque que, se um homem usar uma camisa assim, o preconceito cai com chuva.

    Adorei.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Hum, será que vai ser boa???? Tá na mesma coisa de todas as outras novelas que se passa no Rio, solar e tudo mais. Mas tomara que eles coloquem um pouco de cultura de moda na cabeça dos brasileiros! kkkkkk!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Incrivel seu post... tomara que tenha tantos looks baphos qnto em insensato coracao!!!
    beijos
    @Bonnytinha
    www.vengent.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou apostando nos looks da Christiane e da Sophie... Adoro as duas!!!
    Bjos, Taís

    Glamour e Glacê

    http://www.glamoureglace.com

    ResponderExcluir