domingo, 20 de maio de 2012

Parabéns Jeans!!!!

Já comprovado... o jeans é o material mais usado no mundo da moda e entre outros setores também... e o mesmo jeans que você tem no seu armário está fazendo aniversário hoje...
Pegue ele e dê um abraço bem feliz, mas cuidado, pois ele já te uma certa idade... afinal não é todo dia que fazemos 139 anos...



A história de vida dele eu acho que todo mundo já sabe, mas para quem não conhece...

O jeans começou a ser fabricado em 1872 em Nimes, na França.
O nome "tecido de Nimes" acabou sendo abreviado por apenas "denim". Em princípio, quem importava esse tecido era a Itália, para confeccionar os uniformes dos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova.
Esses genoveses, chamados de "genes" pelos franceses, acabaram também ganhando créditos dos norte-americanos, que o apelidaram de "jeans".
A vinda do jeans para as Américas foi através de Levi Strauss e Jacob David.
No início foi tudo uma experiência. Levi Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía, deu-as aos mineradores e o sucesso foi imediato.
Os rebites de reforço foram patenteados em 1873. As tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocados neles.
Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis.


Eles estava criado o jeanswear, o estilo reforçado de confecção.
A partir de então, cada vez mais os trabalhadores utilizavam o jeans para exercer suas tarefas mais árduas e de exigência física.

Entretanto, o jeans só passou a ser utilizado no dia-a-dia, já no século XX.
O primeiro estilista a colocar os jeans na passarela foi Calvin Klein já na década de 1970.
Podemos considerar que o grande feito do jeans foi a inclusão social do produto, tanto um simples operário quanto pessoas ricas usufruem do tecido azul.
O jeans ganhou outra conotação quando dentro de sua composição foi adicionado o elastano, assim dando o caimento perfeito tão desejado pelas mulheres.
E depois a inclusão do algodão com o poliéster e o estastano adicionando a praticidade do jeans o brilho do poliester e o caimento perfeito do elastano.
O jeans só chegou a conquistar o restante da população após a proliferação social do seu conceito como roupa despojada e do cotidiano, sem perder seu charme e elegância.
O estilo de calças rasgadas também é conhecido como "Bear Wear Band".
É um estilo que visa unir o novo ao velho.
A parte frontal da calça passa por um teste de desgaste e depois é unida a parte traseira intacta.



Em 1890 a Levi´s lançou seu modelo mais famoso e, ainda hoje, atual: a calça 501 (preferida do meu marido).



A data foi escolhida porque foi o dia em que foi liberada a patente da calça.
No dia 20 de maio de 1873 foi concedido o United States Patent no. 139121, a patente da calça que, sem nenhuma modéstia, mudaria o mundo da moda.


O jeans realmente é um sucesso e hoje temos de todos os tipos...

e claro para todos os estilos...

Misericórdia...

PARABÉNS AO JEANS... amo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário